Adoção de cachorros

adote-com-responsabilidade-cachorros

Você já pensou em relação à adoção de cachorros? Muitas pessoas acabam querendo comprar e não que isso seja errado, de forma alguma. Mas talvez adotar pode ser uma alternativa para quem deseja ter um amiguinho de 4 patas e ao mesmo tempo ajudar um animal que esta precisando.

Vira lata

A maior parte dos cachorros que ficam para adoção, são os famosos vira-latas ou SRD. Estes normalmente são resgatados por outras pessoas que também amam os animais. Alguns são encontrados em situações bem difíceis e por isso precisam de uma atenção especial!

O fato é que os vira-latas são cães como qualquer outro. Muitos possuem o temperamento misto em razão de receber a influencia de várias raças, mas com amor, carinho e paciência o mesmo poderá ser tão dócil quanto qualquer outro.

Você irá conseguir encontrar na adoção de cachorros, cãezinhos de todos os tipos, pequenos, médios, grandes, de pelo curto ou longo e muito mais. Podemos afirmar que o seu cachorro SRD será único, pois dificilmente existe um vira-lata igual ao outro. São animais únicos e com muito amor para dar!

 

Adoção de cachorros – A gratidão dos animais adotados

Saiba que os animais adotados costumam ter uma espécie de gratidão pelos humanos, principalmente quando você escolhe um cachorro adulto.

Os cães adultos acabam ficando em abrigos ou lar temporários durante muito tempo, até porque a maioria das pessoas prefere adotar os filhotes. Então quanto um consegue o seu lar, a gratidão é nítida.

Se você é uma pessoa que adora animais, tem espaço e tempo para cuidar dos mesmos, adote um animal filhote e outro já grandinho. É claro que o filhote também merece toda atenção e respeito, mas com certeza será possível notar uma boa diferença em relação ao adulto.

Principalmente os animais que já sofreram na rua ou na mão de outro ser humano, acabam sendo bem mais amorosos com quem os trata bem.

Realmente vale a pena pensar em relação à adoção de cachorros!

adoção-cachorro

Adoção de cachorros – 10 motivos para você adotar um vira-lata

Nós separamos 10 motivos que vão ajudar você a ter certeza de que o vira-lata pode ser o seu melhor amigo! Confira:

  1. A adoção de cachorros é uma caixinha de surpresa

 

Um cachorro que é de raça pura, não sofre nenhuma interferência, sendo assim você tem plena certeza do seu temperamento e as suas principais características.

Podemos comparar como se você tivesse um filho. Você terá que descobrir o temperamento do animalzinho aos poucos e isso faz com que a ligação entre vocês seja ainda mais forte.

  1. Você terá a oportunidade de salvar uma vida

Infelizmente os cães que vivem em abrigos ou lar temporários, acabam ficando em espaços curtos. Eles não podem brincar e muitos nem mesmo recebem carinho. Para um cachorro, é muito difícil viver sem a companhia de um humano!

Normalmente os cães que vivem durante muito tempo em abrigos, acabam não demonstrando muito entusiasmo pela vida, mas quando são adotados, toda essa energia é renovada.

Um cão adotado vai sempre se lembrar e ser grato por você ter lhe oferecido uma boa vida.

adoção-de-cachorros

  1. Custo baixo

Só pelo fato de que você não irá gastar dinheiro com a compra, já faz com que o seu animal tenha um baixo custo. A adoção de cachorros tem essa vantagem!

Só que alem disso, os animais vira-latas normalmente já podem estar com a vacinação em dia e alguns já são até castrados. Só com isso você poderá economizar entre R$ 400,00 a R$ 900,00.

  1. São bem mais resistentes

Muitos animais de raças puros já possuem uma predisposição para desenvolver doenças. Acontece que o cachorro vira-lata precisa ser mais forte e resistente, justamente porque muitos vivem na rua. Com isso, eles acabam tendo uma saúde muito melhor do que outros cães.

  1. Você pode adotar um cão adulto

viralata-adoção

Os filhotes trazem muito alegria para a casa, mas algumas pessoas acabam tendo uma série de dores de cabeça. É difícil ter tempo sobrando para treinar ou educar um filhotinho, isso demanda uma atenção que ultrapassa até 6 meses.

Quando você adota um animal já adulto, toda essa fase pode ser ultrapassada facilmente. Além disso, os cães adultos são os que mais precisam ser adotados, já que acabam sendo deixados de lado.

  1. O cão pode estar até treinado

Os cães adultos podem ter sido abandonados pelos seus antigos donos e por isso já conhecem regras básicas de convivência, como fazer xixi em um lugar certo e não mastigar os objetos da casa.

  1. Eles são capazes de realizar tarefas normalmente

Acredite se quiser, mas muitos vira-latas estão sendo usados como cão de terapias e até mesmo cão-guia. Isso tudo vai depender exclusivamente do temperamento de cada animal e não da sua raça.

  1. Você pode melhorar completamente a vida de um cão

Imagina só o quanto será gratificante para você poder tirar um animal do abrigo e lhe oferecer uma ótima vida, carinho, comida, água fresca e tudo mais. Com certeza, além de fazer um animal feliz, você estará se fazendo feliz!

  1. São bem flexíveis

Os vira-latas são capazes de se adaptar facilmente em qualquer situação. Seja calor, frio, mudança de casa, de ambiente e muito mais. Eles foram obrigados a se adaptar com o tempo e por isso, conseguem mudar de vida facilmente.

  1. São únicos

Como já mencionado antes, nenhum cachorro será igual ao seu vira-lata. Os cães SRD possuem características bem particulares e você poderá ter um cãozinho que não se parece com nenhum outro, não é incrível?

Adoção de cachorros – Dicas para quem vai adotar um cachorro

Se você está realmente se decidindo a adotar um cachorro, nós vamos dar algumas dicas para facilitar a socialização desse novo membro na sua família. Confira:

  1. Planejamento é tudo

Se você não mora sozinho (a), então é importante conversar com os outros membros da família para discutir quem vai ou não cuidar do cãozinho e qual será a tarefa de cada um.

  1. Cuidado com a saúde

Uma visita ao veterinário cai muito bem e deve ser feita logo depois que você adotar o cãozinho. Tenha certeza de que cuidar da saúde do seu animal é muito importante, tão quanto cuidar da sua.

Peça ajuda para o veterinário, pois é importante conhecer todas as vacinas para garantir a qualidade de vida do mesmo.

  1. Escolha bem o nome

adote-com-amor


Tente não escolher nomes que vão confundir o cão, como nomes que se parecem com “sim” ou “não”.

Pode parecer bobeira, mas uma simples confusão vai fazer com que o seu cão jamais entende o que é certo ou errado.

  1. Ofereça o melhor para o cão

Se ele estava em um abrigo, procure saber qual ração estava comendo. Algumas mudanças súbitas na alimentação podem acabar causando problemas digestivos.

Se mesmo assim você decidir mudar de ração, faça isso gradualmente para que o organismo do seu amiguinho não sofra tanto.

  1. Convivendo com outros animais

Se você tem dois cães ou mais, é interessante que elas possam conviver juntos. Mas lembre-se de sempre oferecer carinho de maneira individual e além disso, até mesmo os cães precisam de um momento particular para relaxar.

Se você tiver um gato, é totalmente possível que os dois convivam juntos, mas você deve ficar bem atento durante o período de adaptação. Qualquer descuido pode acabar em uma tragédia.

  1. É um amigo para todas as horas

O seu novo amigo é um companheiro para qualquer tipo de temperamento seu, por isso valorize-o!

  1. Domesticação

adoção-de-caes

O cão precisa ser domesticado da maneira como você acha mais interessante. É importante que ele tenha horários certos para comer, para passear e até mesmo para ficar sozinho. Tudo isso vai fazer com que ele tenha maior controle sob a bexiga e intestino.

  1. Uma dieta adequada para cada idade

Filhotes comem de maneira diferente de cães adultos. Cada idade demanda uma necessidade especial, por isso procure saber o que o organismo do seu animal precisa.

  1. Castração é fundamental

Para as fêmeas, isso vai evitar possíveis gravidez e também a gravidez psicológica, tumores mamários, infecções e muito mais.

Para o macho, existe a proteção de câncer de testículo, problemas de próstata e muito mais.

Faça o procedimento com um veterinário de sua confiante e tenha certeza de que tudo ocorrera bem com a castração do seu amiguinho.

  1. A forma como você trata seu cão

Se você trata o seu cão bem, com certeza ele terá um temperamento tranqüilo e um bom comportamento. A maneira como os humanos tratam os seus animais, está diretamente ligada com os fatores mencionados acima.

  1. Se esforce sempre

Se você adotou um cão ou algum membro da sua família adotou, é importante procurar por meios que façam o novo morador gostar de você.

Os cães normalmente acabam gostando de todos com muita facilidade, mas se você sentir que algo não está dando certo, basta procurar por ajuda, porque sempre há uma maneira de melhorar a relação.

  1. Identifique o seu

feira-de-adoção

De todas as maneiras possíveis! Mas o microchip é a melhor alternativa. Mantenha sempre o registro atualizado, principalmente ao mudar de trabalho ou de casa.

Não se esqueça da plaquinha de identificação, ela é um meio rápido se caso o seu cão se perder.

  1. Cães são onívoros

Muitas pessoas acreditam que os cães são apenas comedores de carne, mas eles são onívoros. Isso significa que eles precisam comer plantas e tecido animal.

Os cães conseguem muito bem se desenvolver com uma dieta vegetariana.

  1. Brinque com o seu cão

Você que está interessado na Adoção de cachorros, saiba que o seu cão também precisa ser estimulado.

Brinque com ele de esconder a ração, basta colocar um punhadinho de ração em pontos diferentes da casa e pedir para que ele procure.

  1. Cuidados especiais com cães adolescentes

Os cães adolescentes possuem muita energia e por isso é preciso de exercícios aeróbicos e diversas brincadeiras para passar o tempo.

  1. Os passeios divertidos

Cães adoram passear em florestas, matas ou zona rural. Lembre-se de não deixar o animal livre demais, pois ele desconhece essa região. Ande sempre com a coleira e guia para que o cachorro possa ficar seguro.

  1. Afaste o tédio

cachorros-adotados

O tédio pode levar o seu cão a mastigar os seus pertences, por isso deixe diversos brinquedos para ele morder, enterrar, levar, esconder e etc.

Sempre esteja oferecendo novos brinquedos, isso vai fazer com que o seu cão sempre esteja interessado em brincar, mesmo que você não esteja presente.

  1. Cães terapeutas

Você sabia que cães são excelentes terapeutas? Pois é, se seu cão gosta de pessoas estranhas, crianças, é obediente e tem temperamento calma, o trabalho voluntário pode ser uma ótima maneira de passar o tempo.

  1. Trabalhe o corpo e a mente do cão

O cão precisa sim trabalhar a mente e ter o corpo tonificado. Fazer o seu cão praticar esportes é algo muito interessante, pois automaticamente você também estará colocando o seu corpo em movimento.

Brinque em parques e campos abertos. O seu animal vai adorar ficar correndo e brincando.

  1. Evite o chocolate

Sim, cães amam chocolates. Mas sempre evite isso, mesmo em pequenas quantidades o chocolate pode ser tóxico, causando até a aceleração cardíaca e em alguns casos mais graves, até a morte.

  1. Proteja o seu animal

caes-adotivos

Se você é praticante de caça e deseja levar o seu cão, coloque um coloque laranja nele para que o cãozinho não tenha que virar uma vítima da caça.

  1. Vista seu cachorro se for necessário e se ele gostar

As roupas não devem ser utilizadas somente como uma forma de deixar o seu cão mais bonitinho, mas sim para proteger do frio.

Acontece que muitos cães simplesmente não conseguem se adaptar a idéia de usar roupinhas, por isso não seja insistente.

  1. Cuidados com os fogos de artifício

Principalmente na virada do ano e em datas específicas, os cães acabam sofrendo demais com os fogos de artifícios.

Sempre mantenha o seu cão protegido desse tipo de situação!

  1. Procure saber sobre o seu cão

adote-com-responsabilidade-cachorros

Os cães são cheios de curiosidades. Sempre esteja procurando saber mais!

Agora que você já conhece algumas dicas e sabe que a adoção de cachorros é super interessante, vá até uma feira da sua cidade ou região e escolha aquele animalzinho que mais conseguir tocar o seu coração. Boa sorte com esse novo membro da família!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *