Para saber quando o cachorro tá com febre você precisará usar um termômetro e medir se esta temperatura ultrapassa 40º. Porque diferente de nós humanos, a temperatura normal de um cachorro fica entre 38,1º e 39,2º.
Como identificar quando o cachorro tá com febre?
Você pode observar ainda se o seu cachorro está apático, com falta de apetite, sonolento, com o focinho ressecado e até vomitando. Esses são sintomas de que alguma doença ou inflamação pode está ocasionando febre.
Se você tem um termômetro de mercúrio (e vidro), precisará colocar o objeto no ânus do cachorro. Para facilitar e não machucá-lo durante a medição da temperatura, use um gel lubrificante na ponta.
Você deve colocar apenas ⅓ do termômetro no orifício do cachorro. Veja o passo a passo detalhado e dicas em: Como saber se o cachorro esta com febre.
O que pode ocasionar febre no cachorro?
As causas mais comuns de febre em cachorro são as infecções por bactérias e/ou vírus, igual como ocorre com os humanos.
Outra causa perigosa e fatal são os protozoários, geralmente transmitidos por carrapatos infectados.
Ocorre ainda de a febre no cachorro ser um sinal de defesa que já está agindo. Como quando tomamos uma vacina, o corpo reage mas sabemos que é um efeito colateral “normal”.
Veja aqui algumas doenças que podem provocar febre nos animais:
- Parvovirose
- Hepatite Canina
- Otite
- Leptospirose
- Doenças do carrapato – Erliquiose e Babesiose
- Cinomose
Essas temidas doenças podem levar o seu cachorro a óbito em poucos dias, portanto, sempre que perceber quando o cachorro tá com febre você deve imediatamente levar o seu melhor amigo para uma clínica veterinária.
O que fazer quando o cachorro está com febre?
A coisa mais importante a ser feita neste momento é não medicá-lo com remédios para humanos. É totalmente contraindicado que você dê aspirinas, dipirona e antibiótico de seres humanos. Você pode matar o seu animal por intoxicação!
Dê um banho frio no cachorro. Que seja um banho rápido, só para tentar minimizar os efeitos da febre.
O ideal é que você evite o uso de produtos como carrapaticidas, neste momento que o seu animal está fragilizado pela febre.
Tente dar água a ele. Faça o possível para que ele tome pelo menos um gole de água, com isso a temperatura do corpo irá melhorando.
E agora, corra até o médico veterinário, pois sem o tratamento correto o seu cachorro pode morrer pelo mal que está ocasionando a febre nele.
Na clínica, depois de uma bateria de exames você saberá o que pode ter provocado a reação imunológica e como será o tratamento indicado.
Os antibióticos poderão ser de via oral, líquido, injetável ou até no soro, tudo vai depender do estado de saúde e do agente causador da doença.
O que fazer para evitar a febre no cachorro?
Como a febre é uma defesa no corpo, não há vacinas ou tratamentos que impeçam ela de aparecer, mas você pode evitar as doenças tem a febre como sintoma.
A doença do carrapato, por exemplo, pode ser evitada com o uso de carrapaticidas, outras com vacinas e uso de vermífugos, algumas apenas com banhos regulares no seu pet.
Fique atento a saúde do seu cachorro e visite regularmente um veterinário.