Raças de cachorros pequenos

Beagle

Raças de cachorros pequenos

Hoje em dia é possível ter um animal de estimação independente do lugar que você morar, mesmo vivendo em ambientes pequenos e apertados, como por exemplo uma casa sem quintal e um apartamento é possível ter um cãozinho, basta apenas escolher por raças de cachorros pequenos, que são as mais indicadas nesse caso.

Os cachorros pequenos sempre fizeram parte da vida do ser humano, mesmo com tantos tipos diferentes e com uma enorme diversidade de raças, temperamentos e utilidade. Os cães de porte pequeno já foram muito uteis como cães de caça, além de exercerem várias atividades diferentes, sendo uma boa companhia e cães de colo.

Na maioria das vezes, todos os cachorros pequenos costumam ser bem fofos e carinhosos, porém nem sempre são calmos e quietos, pode parecer estranho, mas os mais os mais serenos, são os cachorros maiores.

Se você deseja ter um cachorro de porte menor é preciso saber escolher bem, pois, nem todas as raças são fáceis de lidar, eles podem ser bonitinhos e fofos, mas na maioria das vezes apresentam um comportamento dominante e são difíceis de adestrar. Principalmente os cachorros pequenos possuem diferentes tipos de temperamentos.

A variação das raças de cães hoje em dia é muito grande, elas chegaram em um ponto onde dois animais da mesma espécie conseguem ser completamente diferentes uns dos outros, mesmo que geneticamente não haja tanta diferença assim.

Não hora de escolher o seu animalzinho, é um erro olhar apenas a aparência sem levar em conta como é o seu comportamento, um dos fatores mais importantes para educar e adotar um cachorro, é saber antes sobre a sua personalidade, para saber se também adequa ao seu perfil.

Antes de escolher o seu cachorro de pequeno porte é preciso saber seu temperamento, porte físico, se ele precisa ou não de exercícios, se sempre precisa de uma companhia por perto e se ainda é bom para conviver com crianças, assim você poderá encontrar o perfeito para conviver em sua casa.

Diferente do que muitas pessoas pensam, os cachorros pequenos conseguem desempenhar muitas atividades importantes com o homem, algumas raças de porte pequeno são especialistas em caça de toca, onde o cão é responsável por ter que desentocar alguma presa escondida em ambientes menores, uma atividade perfeita para o seu tamanho.
Os cães terriers são enquadrados nessa categoria, eles são um grupo de raças pequenas extremamente corajosos e persistentes, possuem uma personalidade vívida, e energética.

Além disso eles são cães que precisam de mais exercícios e gostam de atividades constantes e exercícios intensos.

Cachorros pequenos também podem desempenhar uma função de guarda e alerta, como por exemplo o Chihuahua e o Pincscher Miniatura.

Não podemos esquecer da função mais desempenhada por cães pequenos, eles são muito famosos por serem cães de companhia, mesmo com personalidade forte eles são muito apegados aos seus donos e sempre querem estar presentes nas atividades da família, eles são dóceis, alguns gostam muito de colos outros nem tanto.

Os cachorros pequenos cada vez mais estão ganhando o gosto da população, por dois grandes motivos, o primeiro é que a maioria das pessoas estão morando em apartamentos, por isso tem que escolher entre os cachorros menores, até porque fica difícil imaginar um labrador dentro de um ambiente pequeno não é mesmo?

O segundo motivo é que os cães menores são mais fáceis de transportar, seja para levar no colo, na bolsa ou no carrinho, para passear, para ir em alguma loja ou qualquer ocasião um cachorro de porte pequeno vai ser mais fácil de lidar.

Vantagens em ter cachorros pequenos

Ter um cachorro pequeno representa muitas vantagens. Além de ser fofinho, devido ao seu tamanho ele obviamente é mais compacto, mais amável e possui uma aceitação diferentes pelas pessoas. Confira s vantagens:

É mais fácil de levar para os lugares

Os cachorros menores, com certeza terão essa facilidade, se você deseja por exemplo um passeio no shopping ele será bem mais recebido do que os cachorros grandes, não só pelo tamanho, mas por apresentar serem menos ameaçadores.

Serão mais fáceis de conviver com crianças

Principalmente as crianças adoram os cachorros que são amis fáceis de carregar, abraçar, levar para passear, cuidar. Os cachorros menores apresentam ser mais simpáticos e assim passa segurança e confiança para as crianças.

Levar para passear

Mesmo sendo bem pequenos esse tipo de cachorro é muito elétrico e a todo tempo está andando pela casa, por isso ele não precisa de caminhada longas na hora de sair para caminhar.

 As principais Raças de cachorros pequenos

Se você quer ter um cachorro pequeno precisa saber que antes mesmo de adotar um, você precisa saber qual a raça que será a mais apropriada para seu perfil. Veja aqui as principais raças:

  1. Pinscher

Pischer

Esse cachorro muito pequenino está em muitos lares brasileiros, ele é muito confundido com o Chihuahua. Mesmo parecendo ser meio agressivo ás vezes, ele é muito dócil, enérgico, companheiro e adora latir. Então se você não gosta de barulho ele não será a melhor opção.

O Pinscher estará sempre em alarme ela desconfia de tudo e está sempre pronto para latir se achar algo estranho, por ser muito pequeno ele possui um temperamento eufórico, mas se bem-educado pode se dar bem com crianças.

  1. Lulu da Pomerânia

Spitz

 O Lulu da Pomerânia também é chamado de Spitz Alemão Anão, esse animalzinho possui uma ótima personalidade, sempre muito calmo e gentil ele conquista quem o vê. Ele possui uma espessa pelagem com uma grande vantagem, não exige tosa, porém é preciso sempre estar escovando os pelos.

Essa raça é muito inteligente e está sempre alegre, também é um cão alerta e está sempre de olho em tudo o que acontece, observa qualquer perigo e toda as ações a sua volta.

Ele também gosta de latir e pode se dar bem com crianças, quando apresentadas a eles desde filhote.

  1. Maltês 

Maltês

Além de muito bonito, o maltês é uma das melhores companhias para viver em espaços pequenos, ele possui um pelo liso e longo, que não precisa ser tosado, apenas uma escovação diária.

Essa raça de cachorros pequenos é muito agitada e está sempre pronto para brincar. Além disso ele adora companhia e sempre precisa estar perto de alguém, pois convive muito bem com pessoas e também com outros animais. Ele possui muita energia e para não ficar estressado precisa caminhar.

  1. Shih Tzu 

Shih Tzu

É muito comum encontrarmos essa raça de cachorro no colo de alguém por aí, por isso ele ficou conhecido como o melhor “cão de colo”. Essa raça possui uma pelagem longa, que muitos donos preferem tosar, para quem preferir ela longa é preciso uma escovação diária. 

Sua pelagem com uma grande variedade de cores, lembra muito um leão. Ele se adapta a vários ambientes, vive muito tranquilo, é calmo, dócil e um ótimo companheiro.

Essas qualidades os fazem ser um ótimo morador de apartamento, pois ele convive muito bem com seus donos e adora um mimo e uma companhia.

  1. Pug 

Pug

Ele é um cão que adora ficar no colo, é muito dócil e possui um ótimo temperamento, dificilmente você vai ver esse cão latindo atoa por aí. 

Essa raça possui uma dificuldade para respirar, por isso prefere não ficar correndo por aí para não cansar. Por ter esse problema sua respiração é muito ofegante e ele possui um ronco muito característico da sua raça.

Esse cão é ideal para quem não gosta muito de caminhar e possui uma personalidade sedentária, ele é muito inteligente e obediente, está sempre de bom humor e se torna um amigo engraçado e divertido.

  1. Pequinês 

Pequinês


Essa é uma boa raça para ser companheiro de uma família e até mesmo de quem mora sozinho, ele é muito fiel, obediente e é conhecido por possui uma longa expectativa de vida.

 O Pequinês é corajoso, muito independente, não tem medo e sempre enfrenta o perigo, para ser um bom companheiro para todos os integrantes da família é bom que ele seja integrado na família desde filhote.

Ele é famoso por suas teimosias e por ter muitos ciúmes de seus donos, eles são ativos e por isso sempre precisam praticar exercícios e fazer uma caminhada diária.

  1. Poodle Toy

poodle-toy 

Muitas pessoas consideram o Poodle um animal de personalidade forte ele também é conhecido por ser um cachorro de “madames”, porém ele é um ótimo animal.

Para se ter uma ideia, o Poodle ocupa o segundo lugar quando o assunto é cão inteligente, sua capacidade de interação e a sua inteligência impressiona qualquer treinador, por mais experiente que seja.

Ele está sempre atento, sempre observa todas as ações e tudo que acontece ao seu redor, além de ter uma rapidez para agir incrível. Assim como os outros cachorros pequenos ele é ótimo para viver em apartamentos. Possui uma pelagem espessa que deve ser tosada a cada 60 dias.

  1. Bulldogue francês 

Buldogue francês

Essa raça é ideal para as pessoas que não gostam de atividades físicas, ou não tem tempo para sair para caminhar ou passear. Para o Bulldogue francês quantidades pequenas de exercícios já basta, pois assim como o Pug ele possui problemas de respiração, ele também possui um focinho achatado que dificulta respirar.

Ele é uma ótima companhia, por isso precisa sempre estar rodeado de pessoas, adora quem fica a sua volta, se dá bem com todo mundo e ainda adora ficar no colo e brincar.  É dócil e obediente.

  1. Lhasa apso

Lhasa Apso

 O Lhasa Apso possui um temperamento muito calmo, educado e obediente, é considerada uma raça fácil para se controlar.

Ela possui uma pelagem lisa e longa, que se caso preferir pode ser tosada, mas normalmente não precisa de tosa. Eles são conhecidos por serem protetores, esse seu instinto está ligado 24 horas por dia.

 Ele não gosta muito de estranhos, mas depois acaba se acostumando em compensação adora a companhia do seu dono.

  1. Beagle 

Beagle

O Beagle é uma raça que foi criada especialmente para ser um cachorro de caça, ou melhor dizendo, ele é um ótimo farejador, por isso ele sempre está alerta pronto para manifestar em qualquer situação de perigo, observa tudo o que acontece a sua volta. 

Por ser pequeno, também possui uma grande quantidade de energia, por isso necessidade de espaços maiores e mais amplos para se exercitar diariamente, caso isso não aconteça e normal que ele fique um pouco estressado, e destrua tudo o que tiver pela frente.

  1. Chihuahua 

Chihuahua

Essa raça é mais indicada nesse assunto, pois é conhecida como a menor raça que existe, para quem quer cachorros extremamente pequenos e uma raça muito fofa, essa pode ser a mais designada.

Para quem acha o Chihuahua fofo, não pode se deixar levar pela aparência, ele é muito ativo e até mesmo feroz com os estranhos, se olharem torto ele não deixa barato, pois seu temperamento é muito forte e por isso ele acaba sendo exigente um também barulhento.

Ele late para estranhos e também para crianças, o que não faz uma raça muito recomendada para manter em casa com crianças.

Porém, quando bem-educado esse pequeno cachorro pode viver muito bem com qualquer pessoa e também com animais. Ele se encontra entre os mais vendidos.

  1. Boston Terrier

Boston Terrier

Ele é muito companheiro por isso um ótimo cachorro para família. Outra grande vantagem é que ele não exige muitos cuidados, apenas uma simples escovada para retirar todo o excesso de pelos já está pronto.

Ele costuma ser famoso por destruir tudo que tem a sua frente, adora morder, por isso se você possui muitas coisas em casa que não podem ser destruídos ele não é o mais indicado.

  1. Schnauzer Miniatura 

Schnauzer Miniatura

O Schnauzer é muito brincalhão, ele é menos agressivo que as outras raças e também se encontram entre os mais vendidos.

Ele é conhecido por sua barba, que lhe passa autoridade, ele adora latir e por isso faz isso sempre que encontra coisa pelo seu caminho.

Ele é muito fiel e também um ótimo companheiro, com treinamento também pode lidar bem com crianças.

  1. Dachshund 

Dachshund

Conhecido como “salsicha”, por ter as pernas curtas e o corpo alongado o Dachshund também se encontra entre os principais cachorros pequenos, ele é muito divertido, adora brincar e está sempre alegre.

Ele é muito apegado ao seu dono e a família, por ter uma alta inteligência pode ser ainda mais fácil educa-lo. Ele é considerado um ótimo cão de guarda.

  1. Papillon 

Papillon 

Esse cãozinho é muito esperto, entre as raças pequenas ele é considerado o mais inteligente de todos, é um ótimo cão alerta e sempre late quando vê que algo e está errado.

Para quem não fica muito em casa ele é indicado, pois não ele necessita ter uma companhia sempre e até gosta de ficar sozinho.

Ele é inteligente, fiel, dócil e muito curioso, presta atenção em tudo que acontece e sempre trata muito bem as visitas do seu dono.

  1. Yorkshire Terrier 

Yorkshire

O Yorkshire possui um pelo liso e longo que pode ser tosado de várias maneiras diferentes, por ter uma boa quantidade de energia ele necessita de muito exercício físico e adora caminhar.

Ele é muito dócil, costuma se dar muito bem com as outras pessoas, mas só depois de pegar confiança, não gosta muito de estranhos, mas depois que acostuma com sua presença adora brincar. Ele não se dá muito bem com outros animais.

É muito inteligente, por isso pode ser educado desde criança para evitar alguns comportamentos desagradáveis da raça, como por exemplo latir muito.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *