Shar Pei

Shar Pei

Independente, autoconfiante, sério e muito seguro de si, o Shar Pei é um cão reconhecido por sua aparência física, mas apresenta traços mentais igualmente marcantes.

Sendo um cão de guarda, está sempre em estado de alerta, e é muito protetor com a sua família, apesar de não ser um cão tão expressivo. Muitas pessoas adquirem um Shar Pei apenas pela sua aparência fofa quando é um filhote, e não sabem como lidar com eles na fase adulta de suas vidas.

Ele irá necessitar de estímulos físicos e mentais todos os dias, se contentado com longas caminhadas ou brincadeiras em casa, essa raça não gosta de passar muito tempo do lado de fora, então é necessário que ele tenha acesso ao interior da casa, onde poderá se manter confortável.

Só será necessário escovar o seu pelo uma vez durante a semana, mas será necessária uma maior atenção as suas rugas, pois elas podem acumular fungos que ocasionariam doenças de pele em seu companheiro, então elas devem ser limpas regularmente, e completamente secas.


O Shar Pei precisa de tutores firmes, porém carinhosos, para que ele não sinta que existe necessidade de que ele assuma o controle da casa. Quando acostumado desde filhote a outros animais, não apresentará nenhum problema de convivência, e até mesmo com estranhos, não apresenta comportamento muito agressivo, se não sentir que há necessidade de proteger os familiares.

É muito importante que todos os familiares da casa se posicionem como sendo superiores ao cão, na matilha, pois esse cachorro se recusará a obedecer às ordens de familiares que ele acredita não terem autoridade o suficiente.

O temperamento dessa raça é determinado pelo comportamento que observa do dono, assim como do tratamento que recebe do mesmo. Cães bem tratados e com donos estáveis serão educados e calmos, cães mal tratados e com donos estressados, serão cães impacientes e mal educados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *